Pesquisa

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Filme recomendado: Um olhar do paraíso


Sinopse: “Susie Salmon (Saoirse Ronan) é uma adolescente de Norristown, uma pequena cidade da Filadélfia. Durante o percurso de volta pra casa após o colégio, Susie é abordada por George Harvey (Stanley Tucci), um vizinho solitário. Ele a convence a entrar em um quarto subterrâneo construído por ele. Lá, Susie é assassinada. A única parte encontrada pela polícia é um gorro que a mãe de Susie, Abigail Salmon (Rachel Weisz) fez. Jack (Mark Wahlberg) e sua esposa não aceitam a morte da filha. Susie enxerga o sofrimento pelo qual sua família está passando e precisa lidar com o sentimento de vingança em relação ao seu assassino e a vontade de ajudar sua família a superar o trauma da sua morte.”

Direção: Peter Jackson

Roteiro: Fran Walsh e Philippa Boyens

Gênero: Crime, Drama, Fantasia, Terror e Suspense



“Meu sobrenome era Salmon, salmão, igual ao peixe; meu primeiro nome era Susie. Eu tinha 14 anos quando fui assassinada no dia 6 de dezembro de 1973.”

E assim o Diretor Peter Jackson nos transporta para 1973, para o céu e o inferno de uma menina assassinada e violentada. O seu paraíso particular como ela própria define esse espaço entre o céu e a terra.
O filme é uma adaptação do livro Uma Vida Interrompida: Memórias de um Anjo Assassinado, de Alice Sebol – best seller que no Brasil veio com uma capa tão sofrível que é capaz de afugentar boa parte dos leitores curiosos.


Essa inquieta garota de quatorze anos a medida que vai assimilando seus sentimentos e as da própria morte em sua família, nos envolve numa trajetória despretensiosa e por vezes irônica em suas emoções: doces e mágicas como a espera pelo primeiro beijo, assustadoras e vingativas pela crueldade e violência que foi submetida.
 
Nesse equilíbrio de narrativa, o filme conta com a habilidade do diretor. Jackson criou uma atmosfera que transcorre de maneira retilínea e humorada, dosada com momentos de suspense capazes de afligir o mais desinteressado expectador.
O que poderia ser uma contradição devido a brutalidade da história,  nos faz ver o filme  com os olhos da personagem. Tentamos junto com Susie  resolver o que lhe aconteceu e punir o criminoso,  entramos em seu  subconsciente de sonho onde nada é o que parece mesmo num mundo não físico e real. As dúvidas da personagem nos levam junto com ela.



 Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=2zRb5Oi2bsw&feature=related

Curiosidades:  

-O ator Ryan Gosling ('Diários de uma Paixão', 'Crime de Mestre') deixou o projeto devido à fortes diferenças criativas. Gosling já havia engordado 9 quilos para as filmagens. Mas tudo se resolveu rapidamente. Mark Wahlberg ('Os Infiltrados') imediatamente ocupou a vaga deixada.
-Rachel Weisz ('O Jardineiro Fiel', ' A Múmia') estrela a adaptação do livro 'The Lovely Bones' (Uma Vida Interrompida - Memórias de um Anjo Assassinado), publicado em 2002.



Frases:


"Se eu pudesse comprar apenas uma hora de amor
Daria tudo o que me foi dado
Uma Hora de Amor nesta Terra
E eu daria o meu Amor à você " 



" Esses são os ossos adorados, Que cresceram em minha ausência

As conexões, ás vezes tênues...
Ás vezes feitas com muito sacrifício...
Mas, muitas vezes, magníficas.
Aconteceram depois que eu parti
Comecei a ver as coisas de uma maneira, que me 
permitiu abraçar o mundo, sem eu estar nele
Ninguém percebe quando nos partimos
Quero dizer, o momento em que realmente escolhemos partir.
Na melhor das Hipóteses, você pode sentir um sussurro
ou uma onda de sussurros, ondulando subitamente
Meu nome é Salmon, como o peixe.
Pimeiro nome, Susie.
Eu tinha 14 anos de idade, quando fui assassinada em 6 de
dezembro de 1973.
Estive aqui por um momento e depois parti.
Eu desejo a todos uma vida longa e Feliz"


"Mas tinha uma coisa que o meu assassino não entendia: ele não entendia o quanto um pai pode amar sua filha".

Mais algumas fotos:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário